A sugestão foi da IPV, que havia experimentado o menu de degustação de sushi no Medit e havia ficado encantada, e não seria de esperar outra coisa que não o agendamento imediato de uma incursão extraordinária da nossa parte. O repto foi lançado pela carapaua AA, ao qual os demais carapaus cederam com facilidade. Os convites alastraram-se aos amigos que sabíamos não dizerem que não a um jantar de sushi entre amigos, excepto se o dia e hora não lhes fosse favorável. Juntaram-se aos carapaus a PG, o JM e o CT, fundadores da yupiirun que pode ser uma ajuda fundamental nesta arte do bem comer e viver,a SC, o JC, a DB, o RC e os miúdos, a SMC e o J. Até o ex-vocalista dos Ban soube que os carapaus iam ao Medit e decidiu aparecer, parafraseando o AV.

Encontrámos um ambiente mais requintado do que o dos restantes espaços que temos visitado mas ao mesmo tempo suficientemente informal para nos deixar à vontade (ou não fossemos carapaus e não representássemos cerca de 50% da lotação do restaurante). Os convivas foram chegando e os lugares foram sendo ocupados. Na mesa já se encontrava o couvert, composto por pão e patê de atum, agradável mas sem merecer especial atenção pois todos ansiavam a chegada do sushi.

Fomos pedindo as bebidas, finos para quase todos, coca-cola para uns (que chegaram pouco frescas) e outros refrigerantes para os miúdos. Optamos pelo menu de degustação de sushi, que não sabíamos em que consistia mas tinham-nos dito que valeria bem a pena.

Restaurante Medit | O sushi quente
O sushi quente

Houve tempo para se colocar a conversa em dia antes da chegada do primeiro prato, crepes de legumes . Servidos bem quentinhos, divinamente fritos e regados com um molho agridoce e ligeiramente picante, de comer e chorar por mais. Enquanto íamos degustando o sushiman da casa, Mr. Binho, preparava as nossas tábuas de sushi, o que nos ía fazendo crescer água na boca. o 2º prato foi o sushi quente, delicioso!! Divinal! A tempura que o envolvia estava estaladiça e o que parecia ser uma redução de molho de soja dava um toque especial ao prato.

E eis que após algum tempo de espera aparecem as tábuas recheadas com sushi, nigiris, sashimi, gengibre e wasabi. 3 tabuleiros a abarrotar e com um aspecto excepcional, extremamente bem decorados e com uma variedade e originalidade a realçar. Destacaram-se os sabores exóticos das frutas. E se uns foram cruzando os pauzinhos em sinal de cessação da refeição, outros ainda tinham a esperança que ainda pudesse ser servido mais um tabuleirozito que efectivamente não chegou a aparecer.

A opinião dos presentes relativamente às taças individuais para o molho de soja foi unânime, eram de plástico e o facto de serem muito leves aumentava a probabilidade de poderem virar.

Restaurante Medit | delícia de chocolate
A delícia de chocolate

Chegada a altura de escolher as sobremesas não houve quem lhes resistisse! A não ser os miúdos que a esta altura já estavam entretidos com as novas tecnologias depois do mais velho nos ter surpreendido por ter apreciado várias peças de sushi. As escolhas dividiram-se entre a delícia de chocolate com gelado de tangerina e o crepe com gelado de limão. A 1ª sobremesa consistia num “petit gateaux” de chocolate, morno e com o interior ainda pastoso, mesmo no ponto, acompanhado com gelado de tangerina coroado com uma folha de brick estaladiça. Um dos crepes veio com gelado de tangerina e apesar da disponibilidade da empregada de mesa para o trocar o RC preferiu experimentar o que lhe tinha sido servido. Já quase todos se deliciavam com a deliciosa sobremesa quando se verificou que havia sido esquecida uma delícia de chocolate. A empregada de mesa fez de imediato o pedido na cozinha e fez questão de esclarecer que demoraria apenas 5min., o tempo de cozer o bolo de chocolate.

Não fiquem a pensar que nesta incursão se tratou apenas em dar ao dente! Houve um trabalho árduo dos músculos abdominais e faciais devido às gargalhadas que fomos dando depois da SC e a PG terem partilhado connosco a descoberta da página do facebook Salão Neurótico.

As instalações sanitárias são, nas palavras da AA, espectaculares, no entanto, o percurso entre a sala de jantar e a casa de banho propriamente dita faz-se por um corredor cinzento e um pouco escuro. A sala de jantar do Restaurante Medit permite a permanência de fumadores e o estacionamento faz-se na própria rua, não existindo estacionamento privado.

No final, 15€ do menu de degustação de sushi, ao que adicionando o couvert, as bebidas, as sobremesas e os cafés perfez o total de 25€ a cada. A qualidade acima da média e a variedade do sushi surpreenderam, bem como a quantidade se bem que esta pela negativa. Balanço positivo de uma noite muito bem passada e um restaurante onde voltaremos se se proporcionar.

Medit

Morada: Rua Afonso Lopes Vieira 180, Porto
Telefone: 226 098 764
Horário: Seg a Sáb – 12h00 às 15h00 | 20h00 às 23h00
Aceitam reservas? Sim

No Zomato
Click to add a blog post for Medit on Zomato
Não Se Esqueçam de Deixar os Vossos Comentários
E vocês, já experimentaram o sushi do Medit? Deixem-nos os vossos comentários no fundo da página. Obrigado!

Similar Posts

3 Comments

    1. PG, para ti só tenho uma pergunta: onde é que escondeste a CanjaDeGalinha, que ainda é nossa prima do lado materno???

Comments are closed.