Pizzaria

Um aniversário no Valentino

20 Mar , 2013   Galeria

Do grupo que se juntou naquela noite, para comemorar mais um aniversário do SS (no ano passado, fôramos ao Requinte), eu deveria ser das poucas que se estreava à mesa do Restaurante Valentino, um estaminé que abriu no Porto em 2010 (depois de inaugurado em Lisboa e Coimbra), onde outrora foi o parque de estacionamento do Centro Comercial Itália, na Rua Júlio Dinis, à Boavista. Trata-se de uma chafarica onde a gastronomia italiana é privilegiada, gerida por um italiano que também é responsável pela ementa (Rocco Constanzo) e com empregados (não só mas) também da mesma nacionalidade.

Catorze comensais esfaimados sentaram-se numa mesa comprida de uma sala demasiado grande para a afluência das quase 22h00 de uma quinta-feira à noite: para além de nós, terá havido mais dois ou três grupos, de duas ou três pessoas cada, que foram entrando e saindo, enquanto ali se fazia a festa. Trata-se de um espaço grande, todo vidrado (o que fará dele um sítio simpatiquíssimo durante o dia, ainda que não deixe de o ser à noite), com uma esplanada de sofás de verga onde deve apetecer estar, mal o tempo comece a aquecer.

Como entrada, apenas pane bianca: massa de pizza tostada, com alho e orégãos, que só deglutimos com inflamada gula, apesar de algumas fatias demasiado bem cozidas e, por isso, não tão saborosas. Entretanto, e para além de uma sopa (um creme de tomate ou crema di pommodoro), todos passámos directamente para os pratos principais: os pedidos foram maioritariamente de pizzas diversas (registe-se a predominância da calzone, com quatro ocorrências – claríssima vencedora!), excepção feita para um prato de tagliatelle.

E foi aqui que se deu o ponto mais negativo da noite: não estou certa se a fome nos agudizou a sensação mas pareceu-nos ter decorrido uma eternidade entre a recolha dos pedidos (feita por único empregado, que nos serviu durante todo o jantar, com eficiência e simpatia) e o seu serviço. Aproveitei para, a pretexto de ir tirar uma fotografia ao forno, ir verificar o que se passava e lá estavam as pizzas todas preparadas para entrar, acabadinhas de preparar mas ainda por cozer, todas elas. Creio que, numa noite em que a afluência era tão diminuta, não se justifica o atraso, e muito menos a discrepância entre o serviço dos treze primeiros pratos e a espera pelo décimo quarto, que levou algum de nós a furar as regras da boa convivência à mesa e a começar a dar ao dente, antes que todos comêssemos pizza gelada.

Mas enfim, valeu a pena a espera: as pizzas do Restaurante Valentino são de massa fina e estaladiça, os ingredientes são frescos e de qualidade, a aparência (que nunca é de somenos!) é agradável e o tamanho perfeitamente adequado. Privilegiam-se ali as conjugações de ingredientes mais simples (as conjugações, ainda que os ingredientes sejam os básicos, no melhor sentido do termo), sem aquela mescla astronómica de ingredientes típica das pizzarias fast-food, donde só saem a ganhar os sabores mediterrânicos.

Nas bebidas, houve de tudo: o belo do fininho (adivinhem para quem), umas garrafas de Boémia e cerveja sem álcool, bem como refrigerantes diversos – foi à vontade da freguesia. Já para sobremesa, uma repetição do ano passado, por que todos esperávamos em segredo e que foi simpaticamente servido por dois empregados, depois dos parabéns-a-você da ordem: o bolo aranha do Monte Branco, em Vila Nova de Gaia (ao cimo da Avenida da República, junto à antiga rotunda de Santo Ovídio) que nunca deixa de ser o maior dos sucessos.

O melhor? Bom, para além da junção entre uma jantarada e a comemoração do nascimento de um amigo, tenho de dizer que foi a conta: 11,60€??? Uma pechincha, pelo menos na história dos Carapaus.

Crê-se que se trata de um estaminé adequado a (outros) jantares de grupos, de qualquer idade.

Se passarem por lá, tenham bons apetites, sim?
(e se não passarem também)

Valentino

Morada: ENCERRADO
Telefone: ENCERRADO
Horário: ENCERRADO
Aceitam reservas? ENCERRADO

Não Se Esqueçam de Deixar os Vossos Comentários
E vocês, já experimentaram o Valentino? Deixem-nos os vossos comentários no fundo da página. Obrigado!
The following two tabs change content below.
Ana Andrade

Ana Andrade

Agridoce, de tempero forte e gargalhada salgada.
Ana Andrade

Latest posts by Ana Andrade (see all)

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,


Deixar uma resposta