Tavi, Padaria da Foz | Cafetaria | Porto | Carapaus de Comida

Cafetaria

Tavi, Padaria da Foz | Porto

9 Jun , 2017   Galeria

A Tavi faz parte das memórias de qualquer portuense – ou, pelo menos, de quem trabalha na zona, como é o meu caso: a esplanada coberta protege-nos da intempérie ou do calor excessivo e proporciona-nos uma vista de mar fabulosa, para além de que o que ali se serve (sobretudo os doces, para quem é apreciador, como esta vossa criada) é de excelsa qualidade (e preço salgado, não vou mentir). Por isso, foi com entusiasmo que recebi a notícia de que havia aberto, quase em frente da casa-mãe, um novo espaço, mais dedicado às refeições rápidas e ao pão – e, uma vez perante o convite para irmos degustar as iguarias que lá moram, não perdemos tempo.

À chegada, foi com gáudio que percebi que há ali uma tabacaria: tenho um fraquinho por estaminés que preservam esse costume tão português de manter um espaço que venda revistas e jornais. Depois, à esquerda, a zona de padaria, de onde constam 24 tipos de pão – qual deles o melhor, da meia dúzia que trouxe para casa (e, na próxima visita, virá um pão da avó gigante que me despertou a atenção). Segue-se o balcão com a amostra das baguettes e foccacias, bem como o anúncio dos smothies “detox” (não sou de todo fã do termo, mas é o usado), bolachinhas, doces em frasco (trouxe o de abóbora e é magnífico, sobretudo quando a acompanhar requeijão – uma das melhores combinações que existem); depois, a estação das pizzas, que são preparadas no momento por um funcionário com décadas de experiência na área – e toda uma série de outras preciosidades que fazem deste espaço de pé direito alto e boa luz uma coisa mesmo muito agradável.

Uma vez sentadas, decidimos que, apesar da oferta ser toda tentadora, prescindiríamos dos pratos do dia e das sandochas e optaríamos pelas pizzas: sempre queria ver o que dali vinha, por preços tão baixos (pizzas individuais de 4,50€ a 5,50€ parecia-me bom demais para ser verdade). Escolhemos uma 4 Estazioni e uma Prosciutto, com a intenção de as dividirmos, e dois sumos “detox”: um de lima, laranja e alface, e outro de espinafre, pepino, maçã e gengibre. Entretanto, a RP quis uma sopa de legumes, que estava saborosa, e trouxeram-nos dois pãezinhos biju, massudos e frescos, como devem ser.

Vieram as pizzas, de tamanho absolutamente normal (juro que, até às ver, esperava uma coisa diminuta) e, pouco depois, os sumos – e começo por dizer que estes não nos encantaram por aí além. Bem sei que é produto que a Tavi está ainda a trabalhar, em termos de combinações de sabores, mas a consistência é rarefeita, para além de que vieram para a mesa com demasiado gelo. Já as pizzas foram toda uma outra conversa: a massa é fininha e estaladiça, como se quer (sou toda italiana e pouco norte-americana, no que toca a este prato) os ingredientes são muito bons (palminhas para o presunto e para o queijo) e a quantidade é mais do que suficiente, mesmo para gentes de apetites, como eu.

Evidentemente que, ainda assim, haveria sempre lugar para uma sobremesa e quisemos saber qual a oferta – infelizmente, não é farta, mas não deixámos de apreciar uma mousse de chocolate (eu), muito saborosa, mas mais líquida do que deveria, e uma salada de frutas, que cumpriu. Claro que, se a vontade de outros doces fosse mesmo muita, bastaria atravessar a rua e escolher de entre o muito que a Tavi original tem para oferecer – mas, ainda assim, e a pensar nos mais preguiçosos, creio que não seria despiciendo pensar em ter mais umas coisinhas doces por ali.

Acresce que este espaço tem um menu-estudante (bem como um protocolo com a vizinha Universidade Católica, o que me soou ainda melhor) e um fantástico espaço dedicado às crianças, mesmo ao funco da comprida sala: ali, elas podem divertir-se (e até pintar a parede, o que me causou uma inveja retroativa) e permitir aos pais um almoço sossegado – o que constitui um toque simpático e atento. O serviço precisa ainda de ser afinado, em termos de ritmo, mas a simpatia e a boa vontade acabam por colmatar essa pequena falha.

Voltarei, com certeza, sobretudo em dias de sol, em que descer a rua é um prazer, para regressar aos bons apetites.

Tavi, Padaria da Foz | Porto
4.4 Carapaus
0 Cardume (0 votos)
Positivos
  • As pizzas
  • O pão
  • O espaço infantil
  • Negativos
  • Os smoothies
  • Resumo
    Com bons preços para refeições rápidas, 24 variedades de pão e pizzas com uma relação qualidade/preço sem concorrência, a Padaria Tavi é estaminé recomendado para um almoço rápido ou um lanche substancial e equilibrado, na Foz.
    Serviço4
    Comida4.5
    Preço/Qualidade4.5
    Espaço4.5
    O que diz o Cardume... 0 Deixe a sua avaliação.

    Seja o primeiro do Cardume a avaliar este Estaminé!

    Deixe a sua avaliação.

    Tavi, Padaria da Foz | Porto

    Morada: Rua da Senhora Luz, 356
    Localidade: Porto

    Telefone: 226 000 570
    Horário: Seg a Sáb – 07:15 às 20:00 | Dom – 08:00 às 20:00
    Aceitam reservas? Sim

    No Zomato
    Tavi - Padaria da Foz Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato
    Não Se Esqueçam de Deixar os Vossos Comentários
    E vocês, já experimentaram a Tavi? Deixem-nos os vossos comentários no fundo da página. Obrigado!

    The following two tabs change content below.
    Ana Andrade

    Ana Andrade

    Agridoce, de tempero forte e gargalhada salgada.
    Ana Andrade

    Latest posts by Ana Andrade (see all)

    , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,


    Deixar uma resposta