Varanda da Barra | Pizzaria Porto | Carapaus de Comida

Pizzaria

Um Jantar de Grupo | Varanda da Barra

31 Mai , 2013   Galeria

Caríssima freguesia: a posta de hoje não será tão detalhada como aquela a vos habituámos (e sim,consigo ouvir o alívio de alguns) mas não podíamos deixar de vos dar conta de um estaminé onde é possível fazer um jantar de grupo janota e baratinho por 12,50€. Sim, sim, leram bem, não me enganei nas teclas: pouco mais de dez euros, comida italiana e bebida à descrição – é isso que aqui nos traz, hoje.

Tratava-se de um jantar de estudantes universitários (com um ou outro intruso que, como esta vossa criada, não o sendo já propriamente, foi-o outrora – pelo que vale à mesma), comemorativo de um final de etapa da IAB, que fez acumular estes festejos com o do seu aniversário, ocorrido uns dias antes. Vai daí, num mês de Queima das Fitas onde os orçamentos já não estarão propriamente viçosos, havia que optar por uma chafarica que albergasse duas dezenas de comensais, de preferência com  boa comida, que fosse do agrado de todos e, sobretudo, baratuxo.

Optou-se assim pelo Restaurante/Pizzaria Varanda da Barra (primo do Varanda do Sol, cá em baixo frente ao mar), que fica mesmo por cima do Pingo Doce, frente à ANJE (Associação Nacional dos Jovens Empresários) e junto à Pousada da Juventude, ali na zona do Fluvial. A vista para o rio é absolutamente soberba e, num dia em que a noite ficou fria mas o sol ainda brilhava às oito da noite, tive pena de que aquela imensa varanda não tivesse uma esplanada.

Lá dentro, num primeiro andar espaçoso (dividido em duas salas, uma para fumadores,) uma mesa corrida esperava a nossa presença e a reserva, mesmo no caso de grupos mais pequenos, é aconselhável, já que não é difícil, sobretudo ao fim de semana, o restaurante encher, mesmo tendo capacidade para centena e meia de comensais. De resto, por volta das 21h30 ainda havia gente em pé, à espera de uma mesa para poder tirar a barriga de misérias.

Confesso que, desta vez, o que resta dos pormenores sobre cada prato é as fotografias – tinha de optar entre retratar e apontar as designações do prato de cada um, ou jantar e festejar, e confesso que não me foi difícil optar pela segunda hipótese. Mas importa referir que a Pizzaria Restaurante Varanda da Barra, pese embora privilegie a comida italiana, também tem comida tradicional portuguesa (polvo à lagareiro, bacalhau com natas, arroz de pato, etc., para além de picanha ou rosbife), por forma a agradar a todos.

Connosco, o negócio foi o seguinte:por 12,50€ tínhamos (e tivemos) direito ao couvert (pão, gressinos, paté de atum, manteigas e queijo em creme), um prato principal por pessoa, que podia ser escolhido de entre um manancial de pizzas e massas, bem como bebidas à descrição. As sobremesas haviam sido trazidas pela anfitriã (um bolo de chocolate já bem famoso entre os amigos mais próximos, um gelado de morango delicioso e torta de noz dos Amigos do Doce, em Costa Cabral, que voaram num ápice), pelo que não entraram no cômputo – mas outros menus há que as contemplam, bem como uma entrada, por exemplo. Houve ainda lugar ao cafezinho da praxe, também ele incluído na conta (sendo que se aceitam cartões, o que é sempre de assinalar, nos dia que correm.

Ouviram-se elogios às massas em geral e as pizzas (que já conhecia do restaurante-primo Varanda do Sol), são deliciosas, sobretudo para quem as aprecia de massa fina.

Temos, portanto, a experiência de uma noite bem passada, com comida muito simpática e a possibilidade de se ficar à conversa para além da 1h da madrugada – o que nunca é de somenos, para quem gosta de juntar à comida o prazer de pôr a vida em dia. Sempre, sempre com bons apetites, já se sabe.

Varanda da Barra
4.1 Carapaus
0 Cardume (0 votos)
Positivos
  • excelente para jantares de grupo
  • bom para almoços de trabalho
  • relação qualidade/preço
  • Negativos
  • a barulheira, sobretudo ao fim de semana
  • Resumo
    Boas pizzas e pastas, excelente espaço para jantares de grupo.
    Serviço4
    Comida4
    Preço/Qualidade4.5
    Espaço4
    O que diz o Cardume... 0 Deixe a sua avaliação.

    Seja o primeiro do Cardume a avaliar este Estaminé!

    Deixe a sua avaliação.

    Varanda da Barra

    Morada: Rua Paulo da Gama 470, Porto
    Telefone: 226 185 006
    Horário: Seg a Dom – 12h30 às 15h00 – 19h30 às 23h00
    Aceitam reservas? Sim

    No Zomato
    Click to add a blog post for Varanda da Barra on Zomato
    Não Se Esqueçam de Deixar os Vossos Comentários
    E vocês, já experimentaram a Varanda da Barra? Deixem-nos os vossos comentários no fundo da página. Obrigado!

    The following two tabs change content below.
    Ana Andrade

    Ana Andrade

    Agridoce, de tempero forte e gargalhada salgada.
    Ana Andrade

    Latest posts by Ana Andrade (see all)

    , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,


    Deixar uma resposta