Pizzaria S. Martino | Carapaus de Comida

Já Dean Martin, numa famosa canção, usava pizza e amor na mesma frase. Posso dizer-vos que, no fim da refeição, fiquei com o coração perto da boca…mas já lá vamos. O Restaurante Pizzaria S. Martino, na Praça dos Poveiros, no Porto, é de origens italianas e, dizem eles, tem a verdadeira pizza napolitana. Infelizmente, nunca estive em Nápoles e por isso não tenho termo de comparação.

Pizza 5 Fratelli | Pizzaria S. Martino
Pizza 5 Fratelli

Foi dia de espetáculo no Coliseu do Porto, o aguardado regresso da banda Jafumega, e juntámos uns quantos carapaus honorabilíssimos (RC, DB e BC) aos carapaus residentes (AA e moi-même) para esta incursão. Como manda a precaução, reservámos mesa uns dias antes, não fosse o espaço encher (como encheu) dado ser dia de espectáculo. Para isso mesmo nos advertiu quem registou a nossa reserva, ainda por telefone, e tentou mesmo que chegássemos mais cedo do que as, por nós desejadas, 20h. Insitiu-se para que fosse à hora que queríamos e lá chegámos à hora marcada.

[adrotate banner=”11″]

A Pizzaria S. Martino, não sendo o estaminé mais acolhedor, não deixa de transparecer as suas raízes italianas e, quer pela decoração nas paredes e mesas, quer pelos padrões das toalhas, nos transporta para a Bota da Europa. É composto por duas salas e ainda uma esplanada, para os dias mais quentes. Havia ainda pouca gente quando chegámos pelo que fomos de imediato orientados até à nossa mesa e depressa começámos a pedir comida, que a fome já pesava (mesmo devorando os Grissini que repousavam na mesa) e o tempo já urgia.

Para regar a refeição começámos com finos (aos quais alguns de nós se mantiveram fiéis até ao fim do banquete), vinho tinto (Esteva) e refrigerante. Como entradas, pedimos Carpaccio di Carne (finíssimas fatias de carne com queijo parmesão), Pizza de Alho (massa de pizza com queijo mozarella, bastante alho e oregãos) e Bruschette (fatias de pão torrado com pedaços de tomate, azeite e oregãos). Estavam todas deliciosas, como prova a velocidade a que desapareceram.

Spaghetti S. Martino | Pizzaria S. Martino
Spaghetti S. Martino

Entretanto já pedíramos os pratos principais e quase todos eles foram pizza: uma Puttanesca (com mozzarella, azeitonas, fiambre, cogumelos, alho, alcaparras e piri-piri) para a AA, uma 4 Formaggi (mistura de quatro queijos) para a BC, uma Napoli (com mozarella, fiambre¸ cogumelos¸ azeite¸ pimento e alcachofras) para  a DB e uma 5 Fratelli (com mozarella, chouriço¸ salame¸ bacon¸ fiambre e presunto) para mim. Todas as pizzas vieram no tamanho normal, para uma pessoa, excepto a minha que veio em tamanho médio (para duas pessoas, em forma de coração e que me encheu até ao garganete). Os tamanhos são bem generosos, tanto que mesmo as individuais são para quem come bastante bem. Para o RC veio um Spaghetti S. Martino (esparguete preto com gambas e mexilhões). A única nota menos positiva foi para a Napoli que, para a DB, não estava muito saborosa e em que a textura do queijo não agradou. Todas as outras estavam bastante saborosas. De referir ainda que a Puttanesca não é tão picante (ou nada) como se adivinharia e que o rebordo das pizzas pode revelar-se algo maçudo para quem gostar das suas pizzas com massa bastante fina.

[adrotate banner=”11″]

Com maior ou menor dificuldade lá fomos acabando as pizzas (a BC e a DB não conseguiram acabar as suas e pediram uma caixa para levar o que sobrou para casa). Como sempre, houve ainda espaço para sobremesa. Para a AA veio uma Tarte de Iogurte, para mim Bolo de Bolacha, Vienetta para a BC e Tarte Whisky para a DB. A Tarte de Iogurte não era mais do que bolo de iogurte (com pouca farinha) coberto com doce de morango e revelou-se uma sobremesa agradável mas que não encantou. O Bolo de Bolacha vinha em forma de fatia bastante fina e com bastante creme de sabor a café, o que a tornou uma sobremesa boazinha, vá.

Não havendo espaço para mais nos nossos já cheios estômagos, houve apenas lugar a café e conta. A dolorosa ficou-se por 22€ por comensal, o que, dada a quantidade de comida, o volume final da barriga de cada um e que houve quem bebesse vinho, se pode considerar um valor justo.

Como nota final, o estacionamento grátis poderá ser complicado em dia de espectáculo no Coliseu e aconselha-se sempre reserva de mesa naquele estaminé.

Obrigado por este bocadinho.

Abreijos para todos.

San Martino (Baixa)

Morada: Rua Santo Ildefonso 177, Porto
Telefone: 222 053 292 | 913 982 576
Horário: Seg a Dom – 11h00 às 23h00
Aceitam reservas? Sim

No Zomato
Click to add a blog post for San Martino on Zomato
Não Se Esqueçam de Deixar os Vossos Comentários
E vocês, já experimentaram a San Martino? Deixem-nos os vossos comentários no fundo da página. Obrigado!

Similar Posts