Pizzaria S. Martino | Carapaus de Comida

Pizzaria

That’s Amore! ~ Pizzaria S. Martino

28 Mai , 2013   Galeria

Já Dean Martin, numa famosa canção, usava pizza e amor na mesma frase. Posso dizer-vos que, no fim da refeição, fiquei com o coração perto da boca…mas já lá vamos. O Restaurante Pizzaria S. Martino, na Praça dos Poveiros, no Porto, é de origens italianas e, dizem eles, tem a verdadeira pizza napolitana. Infelizmente, nunca estive em Nápoles e por isso não tenho termo de comparação.

Pizza 5 Fratelli | Pizzaria S. Martino

Pizza 5 Fratelli

Foi dia de espetáculo no Coliseu do Porto, o aguardado regresso da banda Jafumega, e juntámos uns quantos carapaus honorabilíssimos (RC, DB e BC) aos carapaus residentes (AA e moi-même) para esta incursão. Como manda a precaução, reservámos mesa uns dias antes, não fosse o espaço encher (como encheu) dado ser dia de espectáculo. Para isso mesmo nos advertiu quem registou a nossa reserva, ainda por telefone, e tentou mesmo que chegássemos mais cedo do que as, por nós desejadas, 20h. Insitiu-se para que fosse à hora que queríamos e lá chegámos à hora marcada.

[adrotate banner=”11″]

A Pizzaria S. Martino, não sendo o estaminé mais acolhedor, não deixa de transparecer as suas raízes italianas e, quer pela decoração nas paredes e mesas, quer pelos padrões das toalhas, nos transporta para a Bota da Europa. É composto por duas salas e ainda uma esplanada, para os dias mais quentes. Havia ainda pouca gente quando chegámos pelo que fomos de imediato orientados até à nossa mesa e depressa começámos a pedir comida, que a fome já pesava (mesmo devorando os Grissini que repousavam na mesa) e o tempo já urgia.

Para regar a refeição começámos com finos (aos quais alguns de nós se mantiveram fiéis até ao fim do banquete), vinho tinto (Esteva) e refrigerante. Como entradas, pedimos Carpaccio di Carne (finíssimas fatias de carne com queijo parmesão), Pizza de Alho (massa de pizza com queijo mozarella, bastante alho e oregãos) e Bruschette (fatias de pão torrado com pedaços de tomate, azeite e oregãos). Estavam todas deliciosas, como prova a velocidade a que desapareceram.

Spaghetti S. Martino | Pizzaria S. Martino

Spaghetti S. Martino

Entretanto já pedíramos os pratos principais e quase todos eles foram pizza: uma Puttanesca (com mozzarella, azeitonas, fiambre, cogumelos, alho, alcaparras e piri-piri) para a AA, uma 4 Formaggi (mistura de quatro queijos) para a BC, uma Napoli (com mozarella, fiambre¸ cogumelos¸ azeite¸ pimento e alcachofras) para  a DB e uma 5 Fratelli (com mozarella, chouriço¸ salame¸ bacon¸ fiambre e presunto) para mim. Todas as pizzas vieram no tamanho normal, para uma pessoa, excepto a minha que veio em tamanho médio (para duas pessoas, em forma de coração e que me encheu até ao garganete). Os tamanhos são bem generosos, tanto que mesmo as individuais são para quem come bastante bem. Para o RC veio um Spaghetti S. Martino (esparguete preto com gambas e mexilhões). A única nota menos positiva foi para a Napoli que, para a DB, não estava muito saborosa e em que a textura do queijo não agradou. Todas as outras estavam bastante saborosas. De referir ainda que a Puttanesca não é tão picante (ou nada) como se adivinharia e que o rebordo das pizzas pode revelar-se algo maçudo para quem gostar das suas pizzas com massa bastante fina.

[adrotate banner=”11″]

Com maior ou menor dificuldade lá fomos acabando as pizzas (a BC e a DB não conseguiram acabar as suas e pediram uma caixa para levar o que sobrou para casa). Como sempre, houve ainda espaço para sobremesa. Para a AA veio uma Tarte de Iogurte, para mim Bolo de Bolacha, Vienetta para a BC e Tarte Whisky para a DB. A Tarte de Iogurte não era mais do que bolo de iogurte (com pouca farinha) coberto com doce de morango e revelou-se uma sobremesa agradável mas que não encantou. O Bolo de Bolacha vinha em forma de fatia bastante fina e com bastante creme de sabor a café, o que a tornou uma sobremesa boazinha, vá.

Não havendo espaço para mais nos nossos já cheios estômagos, houve apenas lugar a café e conta. A dolorosa ficou-se por 22€ por comensal, o que, dada a quantidade de comida, o volume final da barriga de cada um e que houve quem bebesse vinho, se pode considerar um valor justo.

Como nota final, o estacionamento grátis poderá ser complicado em dia de espectáculo no Coliseu e aconselha-se sempre reserva de mesa naquele estaminé.

Obrigado por este bocadinho.

Abreijos para todos.

San Martino (Baixa)

Morada: Rua Santo Ildefonso 177, Porto
Telefone: 222 053 292 | 913 982 576
Horário: Seg a Dom – 11h00 às 23h00
Aceitam reservas? Sim

No Zomato
Click to add a blog post for San Martino on Zomato
Não Se Esqueçam de Deixar os Vossos Comentários
E vocês, já experimentaram a San Martino? Deixem-nos os vossos comentários no fundo da página. Obrigado!
The following two tabs change content below.
Alexandre Vicente

Alexandre Vicente

Online Strategy Director at The BiZ Weavers
Homem barbudo que fala de tudo.
Alexandre Vicente

Latest posts by Alexandre Vicente (see all)

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,


Deixar uma resposta