Restaurante O Valentim | Carapaus de Comida

A propósito da visita da MSS ao Porto, já havíamos combinado esta jantarada há umas semanas. O estaminé escolhido foi o Restaurante O Valentim, em Matosinhos, na Rua Heróis de França, rua essa onde abundam as chafaricas que fazem do peixe fresco o isco para fisgar a clientela. A nós juntaram-se um grupo de quatro simpatiquíssimos estrangeiros que vieram visitar a nossa magnífica cidade do Porto.

Restaurante O Valentim | O interior
O interior

Chegados ao destino fomos recebidos com extrema simpatia pelo empregado que nos serviria durante todo o repasto. A sala d’O Valentim não é de todo grande (caberão à volta de 25 a 30 pessoas) o que lhe dá um ambiente algo intimista. A decoração é bastante sóbria e a cozinha está à vista de todos (demonstrando que quem não deve não teme). O peixe que se pode escolher para a refeição, está numa bancada, com gelo, como se estivéssemos na lota. Há também uma quantidade infindável de garrafas de vinho, todas nacionais, em qualquer uma das paredes d’O Valentim.

[adrotate banner=”11″]

Foi-nos recomendado um robalo, de quase 2 Kg, a ser grelhado na brasa, ao que acedemos todos rapidamente. Enquanto esperávamos pela estrela da noite, chegaram à mesa cestos de pão e broa, pratinhos com azeite, azeitonas pretas, uma salada mista e algumas travessas de pimentos padrón, muito bem cozinhados e saborosos, embora não tivesse apanhado nenhum picante. Enquanto tirava fotografias, o nosso empregado sugeriu-me que captasse o momento em que o nosso peixão estava estendido na grelha, no exterior do restaurante.

Restaurante O Valentim | O robalo
O robalo

Posso dizer-vos que o robalo estava maravilhoso! O peixe foi todo despinhado e filetado à nossa frente, servido em pratos e distribuído por todos os comensais. As batatas a murro que o acompanhavam estavam também divinais e os legumes cozidos que entretanto tinham chegado à mesa estavam também muito bem cozinhados e temperados. Regámos o banquete a cerveja e vinho Alvarinho, uns, e água com gás, outros.

Seguiram-se as sobremesas, às quais apenas dois comensais não resistiram: uma pêra bêbeda (que fez as delícias do paladar estrangeiro) e uma torta de laranja (leve, fresca e saborosa). Para fechar a noite de comezaina, vieram os cafés e a conta, que, dividida, deu cerca de 20€ a cada pessoa, preço nada elevado, por comparação com outros estaminés do mesmo género.

[adrotate banner=”11″]

Em jeito de conclusão, se vos apetecer produto fresco do mar, O Valentim parece-nos ser uma excelente escolha, quer pela qualidade da cozinha, pelo serviço atento e simpático e também pelo espaço acolhedor.

Obrigado por este bocadinho.

Abreijos para todos.

Restaurante O Valentim

Morada: Rua Heróis de França 263, Matosinhos
Telefone: 229 388 015
Horário: Seg a Dom – 10h00 às 23h00
Aceitam reservas? Sim

No Zomato
Click to add a blog post for O Valentim on Zomato
Não Se Esqueçam de Deixar os Vossos Comentários
E vocês, já experimentaram o Restaurante O Valentim? Deixem-nos os vossos comentários no fundo da página. Obrigado!

Similar Posts

2 Comments

Comments are closed.