Petisqueira O Filipe | As Ameijoas à Bulhão Pato

Peixe e Marisco

O Filipe ~ O Salão de Festas de Angeiras

6 Jul , 2012   Galeria

É ali, do lado direito, juntinho ao mar, quase onde termina Angeiras Sul, que se encontra a Petisqueira O Filipe. Aparentemente, é esta a localização desde Novembro de 2011. Estaciona-se facilmente, sente-se a brisa marinha mal se abre a porta da viatura e anda-se em passo acelerado que há peixe fresco à nossa espera. Juntaram-se aos Carapaus residentes,as já habituais e Carapauas Honorárias IP, MAA e AB.

O aspecto agradável que O Filipe apresenta, no exterior, não se reflecte no interior. A sala única não impressiona. Salão vasto, luz branca, ambiente árido e estéril, mesas simples, apenas coloridas por cestos de pão. Nada que nos faça sentir em casa ou mesmo confortáveis. Servem os empregados (alguns) para dar alguma cor e calor ao espaço. E nós, vá.

Petisqueira O Filipe | O Polvo

O Prato de Polvo

O modus operandi de Carapau já deve ser sobejamente conhecido por si, estimado(a) leitor(a). Começámos por onde tínhamos que começar: as entradas. A lista é extensa e agrada a todo o bico. Sandes, sandinhas e sandochas; peixe, marisco e molusco; rissol, isca e pastel de bacalhau; pratinho disto e pratinho daquilo. A escolha não foi fácil mas tivemos que a fazer e assim, decidimo-nos por um prato de polvo (nada comum e em nada igual ao frequente polvo em molho verde, muito tenro e saboroso), iscas de bacalhau (que pedimos a medo, dada a experiência vivida na Tasquinha dos Amigos; desta feita bem fritas e saborosas, embora algo massudas para alguns dos comensais e com algumas espinhas…das grandes!), rissóis de carne (muito saborosos, húmidos e de carne branca), sandes de presunto e ovo (em pão fresco, presunto de boa qualidade e ovo estrelado bem passado) e as estrelas desta fase, as ameijoas à bulhão pato (muito bem temperadas, molho salgado q.b. e um travo, equilibrado, a alho). Como é habitual regámos a refeição a cerveja (à excepção da carapaua RV, ainda a recuperar a forma gastronómica) e, embora fosse Sagres, estava muito fresca e bem tirada, na forma de fino, como Carapau quer.

[adrotate banner=”11″]

Por esta altura já a sala enchia e sentavam-se grupos e famílias nas respectivas mesas. Dados o tamanho da sala e altura do tecto, o barulho que se foi criando pela agitação daquele mar de gente, tornou-se a certa altura ensurdecedor. Presume-se que a mudança de instalações da Petisqueira O Filipe tivesse em mente a possibilidade de albergar grupos grandes, para aniversários, despedidas de solteiro e afins, como está de resto anunciado à porta. Para quem estiver à espera dum jantar sossegado à beira-mar, desiludir-se-á certamente.

Petisqueira O Filipe | A Raia Grelhada

A Raia Grelhada

As barrigas estavam já confortadas mas ainda roncavam de insatisfação. Pedíramos entretanto os pratos principais e, como já se havia verificado com as entradas, o serviço foi expedito. Como depressa e bem não há quem (assim diz o povo), foi nesta altura que se observou a maioria dos pontos negativos desta incursão. Ansiámos por raia grelhada (que a AB não tivera ainda oportunidade de experimentar; estava bem cozinhada mas já morna), espetadas de polvo e lulas (o polvo era tenro mas tinha partes algo queimadas, do contacto prolongado com a grelha), lulas grelhadas (que chegaram já secas e frias) e um robalo grelhado (que não teve observações especiais). Para acompanhar, o comensal pode seleccionar entre salada mista, legumes salteados, arroz e batatas a murro, cozidas ou fritas. Dois dos Carapaus pediram batata frita, pedido que foi completamente esquecido. Para piorar a situação, o empregado a quem se chamou a atenção para a falha, não sendo o mesmo a quem se fez o pedido original, respondeu com falsa simpatia “eu não me esqueci de nada que não foi a mim que pediram”. Conclusão: foi corrigido o erro com outro erro. Além de uma travessa de batatas fritas, veio também uma travessa de arroz que não tivera sido pedida (não tendo sido no entanto cobrada na conta final). Desilusão pessoal dum amante de batatas fritas: estas eram congeladas, o que me confunde sempre a mente e o bucho. Se há disponibilidade para se fazer batata de todo o jeito e feitio, não me parece que haja justificação para que a frita, seja congelada. Carapau AV dixit.

Com o cardume já bastante compostinho, ainda houve três Carapaus que se aventuraram na sobremesa. Pediu-se melão (nem bom nem mau, antes pelo contrário), mousse de chocolate (bastante doce, com uma textura perfeita e nem ponta de sabor a manteiga) e um cheesecake de morango (caseiríssimo, com generosa base de bolacha, a que faltava alguma manteiga, na opinião da AA).

[adrotate banner=”11″]

Entoavam na sala, enquanto adoçávamos a boca, cânticos e palmas de parabéns, de aniversários de grupos vizinhos, uns atrás dos outros. A Petisqueira O Filipe é mesmo o salão de festas de Angeiras. Aguardávamos já pelos cafés e conta final, que demorou bastante mais que o expectável, enquanto funcionários se juntavam às festas da vizinhança.

Devo dizer-vos que não se faz n’O Filipe melhor do que aquilo que se pode comer em Matosinhos, em tantos estaminés que existem ali, perto do mar. A vantagem d’O Filipe está mesmo no preço. Por tudo aquilo que comemos (e saímos bem cheios dali) pagámos 16€ por cabeça de Carapau, o que, a julgar pela nossa ainda curta experiencia gastronómica, não é de todo caro, especialmente se se considerar o tipo de comida, fresca, que ali se come. A factura foi-nos dada a pedido.

Se estiverem por aqueles lados e/ou se vos apetecer comer peixe fresco e barato, não deixem de visitar a Petisqueira O Filipe. Não podem contar no entanto com um jantar tranquilo, a ouvir o mar.

Obrigado por este bocadinho.

Abreijos para todos!
[galleryview id=36]

The following two tabs change content below.
Alexandre Vicente

Alexandre Vicente

Online Strategy Director at The BiZ Weavers
Homem barbudo que fala de tudo.
Alexandre Vicente

Latest posts by Alexandre Vicente (see all)

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,


26 Responses

  1. Pirata diz:

    O nome do restaurante é “O Filipe de Angeiras”, a sala que está anunciada para festas e grupos é uma sala á parte da sala principal e funciona por reserva antecipada e com preço por cabeça (o que nunca ninguém quer pagar, pois querem é dado e arregaçado), o serviço é bom quando o cliente não complica, clientes esclarecidos do que querem são sempre bem servidos.

  2. Jorge diz:

    Já passei por este estabelecimento e fiquei com a mesma sensação. Muito barulho mas com comida saborosa e no fim a surpresa é boa.
    Até ao próximo encontro carapau AA.

Deixar uma resposta