Bufete Fase

Francesinhas

Se foram… Agora já não o são…

7 Fev , 2012  

Ora cá está uma nova era: sim, somos nós, um grupo de 4 convivas que fazem da sua adoração por boa comida um pretexto para que possam ajudar os outros nas suas escolhas, dentro da oferta existente na restauração…sim somos nós…Os “Carapaus de Comida”!

Na nossa primeira incursão, fomos experimentar um petisco que é parte integrante da minha Amada Cidade do Porto, As Francesinhas.

[adrotate banner=”11″]

Fomos visitar o “Bufete Fase”, local premiado e muito citado em todos os roteiros ou concursos relacionados com Francesinhas… Situado na Rua de Santa Catarina, bem no centro da Cidade Invicta, num espaço pequenino e não adequado para grupos com mais de 6 pessoas com um serviço no mínimo “sui generis” onde o sorriso não faz parte do cardápio.

A principal razão da nossa visita, que foram as francesinhas, a mim não me convenceram: o molho que, segundo os estudiosos, é o principal, estava bem confeccionado em termos de paladar mas muito líquido e sem consistência, o conteúdo era simples, com o bife na proporção correcta (nem demasiado fino nem grosso), com fiambre QB mas com linguiça e  sem salsicha fresca, que eu não dispenso e adoro na famosa sandocha; para acompanhar tivemos direito a umas batatas fritas  do congelador e sem o gostinho incomparável das batatas frescas, que é algo que hoje em dia se torna indispensável.

Cruzando opiniões, fui o que menos apreciou a francesinha… Dentro do que é a minha perspectiva posso afirmar: se já foram as melhores Francesinhas da Cidade…agora já não o são…

[adrotate banner=”11″]

Depois do jantar faltava a sobremesa. Agora vou falar de algo que faz parte da minha infância, que “obrigava” a minha família, na companhia da Celestina e do Sr. Ludovino (meus vizinhos do 5o Andar) a percorrer a pé, até porque na época não tinhamos carro, o percurso desde a Ribeira até à Rua de Ceuta…para apreciar algo que os poucos trocados que os meus velhotes tinham na época só podiam comprar de longe a longe:  Os Gelados Da Sincelo… Hummmmm uma sobremesa para mim intemporal e que tantas recordações continua a trazer… Mesmo, mas mesmo e ainda digo mais, mesmo Bom!

Terminada a sobremesa, lá fomos nós, colocar os pontos nos iis sobre esta obra prima que são os “Carapaus de Comida”, em direcção à Foz e mais concretamente ao “Bonaparte”. Local aprazível, decorado com imagens e bonecos a fazer
lembrar a nossa meninice, com um staff super simpático a contrastar com o do Bufete Fase, onde se podem escolher umas cervejolas de variadas origens e com o Mar que banha a Foz do Douro como pano de fundo… Uma noite que ficará na nossa memória e que trará algo de novo para o futuro…

                                                                    Agora só me apetece gritar… É CARAPAU …

Bufete Fase

Morada: Rua de Santa Catarina 1147, Porto
Telefone: 22 205 2118
Horário: Seg a Sáb – 12h00 às 16h00 – 18h00 às 21h30
Aceitam reservas? Sim

Não Se Esqueçam de Deixar os Vossos Comentários
E vocês, já experimentaram o Bufete Fase? Deixem-nos os vossos comentários no fundo da página. Obrigado!
The following two tabs change content below.

Miguel Santos

Latest posts by Miguel Santos (see all)

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,


13 Responses

  1. Meixedo diz:

    Pois, da Sincelo lembro-me bem. Do tal Fase, já estava farto de ouvir falar, mas nem que fossem as melhores do mundo; sem simpatia não ponho lá os pés. Quanto ao Bonaparte, nem sabia que ainda existia. Quando lá ia aquilo era pra velhotes de 30, vá 40 anos.

    • AV AV diz:

      Somos todos “velhotes”, dentro dessas idades hehehehe

    • AA AA diz:

      Meixedo – Confere, o Bonaparte continua a ter desses velhotes, e aqui o cardume não é excepção. Estamos é muito bem conservados, que a malta trata-se bem, como é dado a ver pelos posts! Seja muito bem vind aqui ao estaminé!

    • MS diz:

      Bem vindo aos Carapaus de Comida shõr Meixedo …
      A Sincelo continua exatamente na mesma , nada mudou, o Bonaparte é um bom local para colocar a cumbersa em dia e beber uma bjecas , em relação
      ao Bufete Fase podes sempre fazer uma visita de cortesia …

      Grande Abraço e Boas Corridas

  2. Rui Pinho diz:

    Eh pá! Temos que combinar ir “mamar” uma francesinha como manda a “lei da sapatilha” num sítio em condições e sem fama. Com batatas do batateiro, cerveja do barril e dono do tasco barrigudo e sempre a rir!
    E com salsicha fresca!
    Abraço!

    • MS diz:

      Shôr Rui Pinho fico a aguardar o convite para essa tal Francesinha com Batata do batateiro … Já agora pede Vitela assada para mim que eu num gosto de Lampreia …

    • AA AA diz:

      Ó Rui, tu não digas isso duas vezes: é só marcares o dia e o local e a malta vai, somos um cardume muito bem mandado (e deveras carnívoro, assegura-te lá que a salsicha fresca não falha!). Ficamos peixamente à (tua) espera!!
      Beijo e sê muito bem vindo!

  3. Joana Pinho diz:

    Vocês começaram bem!! :)
    Eu gostei da francesinha do Bufete Fase, mas a espera por mesa foi um bocado longa…e fiquei com a sensação que tinha que me “despachar”…e prato destes e para comer nas calmas ;)
    Gelados e crepes da Sincelo sao muito bons…mas já não vou lá há algum tempo…Hei de voltar em breve! :)
    Do Bonaparte a lembrança que tenho é de um espaço animado e ao mesmo tempo super confortável!
    Eu recomendaria os 3 sítios na boa ;) Ao Bufete Fase é que convém ir cedo, como vocês recomendaram…
    Já estou curiosa pelo vosso próximo roteiro gastronómico!
    beijocas pros carapaus!

    • AA AA diz:

      Joaninha!!! Sê muito bem vinda aqui na chafarica!!
      E não temas, haverá nova incursão no domingo, vamos inaugurar a Taberna do Cais das Pedras (que, a bem dizer, já foi inaugurada em Novembro, mas o cardume ainda não fez as honras da casa), a antiga Taberna do Barqueiro. E prometemos contar tudo a seguir e, de enfiada, ainda dar uns palpites sobre a peça de teatro a que vamos assistir antes, que o cardume é muito culto.
      Beijinho, miúda, e até já!

    • MS diz:

      Obrigado pelos comentários.
      Nós também estamos receptivos a sugestões , como tal se houver alguma pérola gastronómica
      para sugerir é favor mandar umas “Postas de Pescada” …
      Bjinhos dos Carapaus de Comida!

      • Joana Pinho diz:

        Eu tenho duas sugestões em Guimarães (assim de repente)…caso o cardume resolva lá passar ;) O restaurante ETC, que na verdade é um tasquito escondido :) mas têm que pedir uma salada e uma taça mix de sobremesas, e garanto-vos que vão ficar estupefactos com que vos vai aparecer em cima da mesa!! E caso gostem de vegetariano, gostei muito de almoçar no “Cor de Tangerina”, perto do Castelo :) Quando me lembrar de algum no Porto, eu mando a posta ;) Bom apetite!

Deixar uma resposta