Casa Ferreira | Porto | Comida Portuguesa | Carapaus de Comida

Comida Portuguesa

Casa Ferreira | Porto

16 Dez , 2016   Galeria

Fomos à Casa Ferreira comemorar o aniversário de uma amiga e a nossa mesa, para 16, concorria com mais meia dúzia de outras, todas em festa, a maioria de Natal. Ao que parece, já quando estava localizada na Rua do Almada era procurada para jantares de grupo e a mudança para a zona de Cedofeita (na Rua do Breiner) não lhe alterou a característica.

O espaço é amplo e simples, tradicional e sem grandes preocupações decorativas, ainda que estejam patentes um ou outro apontamento mais original. Felizmente, as mesas não estão todas encavalitadas em cima umas das outras, permitindo a cada grupo o convívio entre si, sem ser obrigado a ouvir as conversas do lado.

Uma vez sentados, e (felizmente) ainda sem estarmos todos (porque a fome já apertava), as entradas começaram a vir para a mesa, e devorámo-las deliciados: o paio, tal como o queijo de cabra e as azeitonas, eram francamente bons – só alteraria o pão, trocando as carcaças por pão de mistura ou mais broa de Avintes. Vieram também umas mini-chamuças muito jeitosas e acabadinhas de fritar, bem como tripas fritas, que não posso avaliar – tenho muita pena, mas é coisa de que ainda não consigo gostar (mas ainda não desisti de tentar) – e umas moelas que estavam divinas.

Os problemas surgiram depois, quando já estava o gangue todo reunido: éramos bastantes, alguns tinham vindo de Lisboa e estavam esfaimados (como o estavam duas crianças que também comeram) e o que queríamos eram comer e beber, sem dramas – mesmo porque, como se tratava de um jantar previamente organizado, haviam-nos sido dados dois pratos principais à escolha, nessa mesma tarde: peito de frango com alheira ou bacalhau com natas. E eu, que gosto do prazer de poder escolher o que me apetecer na altura, nem me ralei nadinha: nestas coisas dos grandes ajuntamentos, o que importa é um serviço despachado e sem confusões. Foi, por isso, com estupefação que recebemos a notícia de que as pessoas que haviam escolhido o prato de peixe teriam de optar por outra coisa qualquer, porque “a cozinha não fizera o suficiente” – e o que pode parecer um pormenor sem importância é, na opinião desta vossa criada, capaz de estragar uma experiência, só porque sim.

Eu tinha optado pelo frango, mas os que de nós contavam com o bacalhau passaram um bom quarto de hora “em estudos”, para escolher um dos outros pratos de cozinha tradicional portuguesa que a ementa oferece. Assim, vieram Alheira à Portuguesa (com ovo estrelado, grelos e batata a murro), Secretos de Porco Preto (com a batata e os grelos) e Filetes de Pescada com Arroz de Berbigão, sendo que foi tudo gabadíssimo, bem como o prato de Frango com Alheira, servido com batata frita às rodelas (magnífica), arroz branco e tomate (também recheado de alheira – e aqui já me pareceu alheira a mais).

Ou seja, o problema não reside no que sai da cozinha, mas no modo como as coisas (não) se organizam – porque, de resto, o serviço às mesas é simpático e eficaz, perfeitamente capaz de lidar com uma casa cheia de sorriso nos lábios e trabalho feito. Também me parece que este pequeno engano se terá refletido na conta: a maioria de nós bebeu cerveja de pressão, o pouco vinho foi o da casa, não pedimos sobremesa (porque havia bolo de aniversário) e, mesmo assim, pagámos pouco menos de 17€ – o que me parece desajustado.

Se recomendo a Casa Ferreira? Certamente, pelo que se come. Mas aconselho vivamente, no caso de jantares de grupo, a certificação de que as coisas correm de forma diferente, sob pena de se macular o que, de outro modo, poderia ser quase perfeito.

Casa Ferreira | Porto
3.9 Carapaus
0 Cardume (0 votos)
Positivos
  • A comida
  • bom para jantares de grupo
  • serviço simpático
  • Negativos
  • Serviço confuso
  • a conta
  • Resumo
    Mais um estaminé para jantares de grupo no Porto, área em que a Casa Ferreira é especialista: a comida é tradicional portuguesa e a oferta é bastante.
    Serviço3.5
    Comida4.5
    Preço/Qualidade3.5
    Espaço4
    O que diz o Cardume... 0 Deixe a sua avaliação.

    Seja o primeiro do Cardume a avaliar este Estaminé!

    Deixe a sua avaliação.

    Casa Ferreira | Porto

    Morada: Rua do Breiner, 248
    Localidade: Porto

    Telefone: 910 600 747 | 919952169
    Horário: Seg – 11:30 às 15:30 | Ter a Qui – 11:30 às 15:30 e 19:30 às 22:00 | Sex e Sáb – 11:30 às 15:30 e 19:30 às 23:00
    Aceitam reservas? Sim

    No Zomato
    Casa Ferreira Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato
    Não Se Esqueçam de Deixar os Vossos Comentários
    E vocês, já experimentaram a Casa Ferreira? Deixem-nos os vossos comentários no fundo da página. Obrigado!

    The following two tabs change content below.
    Ana Andrade

    Ana Andrade

    Agridoce, de tempero forte e gargalhada salgada.
    Ana Andrade

    Latest posts by Ana Andrade (see all)

    , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,


    Deixar uma resposta