Cervejaria

Portobeer e um reencontro após mais de uma década

17 Mai , 2012   Galeria

A propósito de um reencontro com amigos de infância, que já não via há mais de dez anos, marcou-se um jantar no mesmo sítio, restaurante cervejaria Portobeer, de um outro realizado há cerca de um ano e meio, ao qual não pude comparecer.

A expectativa era muita, vou conseguir rever muita gente, pensava eu, mas apareceram apenas 6 (a carapaua que vos escreve e o TA, 0 PM, a AL, o JM e o PH).

Lembro-me bem do início da noite, da chegada ao restaurante onde nos sentámos inicialmente na esplanada, a beber uns finos enquanto aguardávamos os restantes. Para já, tudo se afigurava fácil como incursão de Carapau: achei que poderia fazer uma posta  e tanto mas, mal começou a conversa, percebi que havia demasiadas novidades, histórias de muitos anos para pôr em dia, muitos anos para rever, muita emoção. É verdade que o comer e o beber não se esquece com facilidade mas não esperem muitos pormenores.

 [adrotate banner=”11″]

Apesar de não termos marcado mesa e de ser sábado à noite, não foi difícil arranjar poiso para 6. Poderíamos ter ficado no piso da entrada, na goldenroom mas optámos por ir para a blackroom no primeiro andar. A primeira sala está decorada com cores claras, branco, bege, dourados, tem um janelão virado para a Av. da Boavista (onde se localiza o restaurante, no nº1245, junto ao Hotel Porto Palácio) que funciona como uma montra. A sala de cima, fazendo jus ao seu nome, é mais escura: tons de preto, castanhos e luzes pouco intensas com espelhos ao fundo da sala. Toda a decoração é contemporânea e recria o ambiente das cervejarias tradicionais, com grandes balcões. As salas são muito amplas e a distância entre mesas é bem superior ao normal. Isto torna o espaço estranho: se, por um lado, é agradável, porque não se ouve as conversas da mesa ao lado como se se passassem na nossa mesa, por outro o espaço torna-se mais frio e impessoal.

Relativamente ao atendimento, ou estava absorvida pela conversa ou nem se dá pela presença dos empregados (a verdade é que não nos faltou nada mas também, comparando com outras incursões, fomos muito pouco exigentes).

É um bom local para realização de jantares de grupo, apesar de também ser agradável para um jantar a dois ou em pequenos grupos.

 [adrotate banner=”11″]

O pão, as tostas e a manteiga, que se apresentam desde logo na mesa, deixam a desejar. Depois de estudada a lista que, diga-se, apresenta alguma variedade, a escolha foi praticamente unânime: 5 francesinhas (3 especiais, 1 de carne assada e outra de carnes brancas) e um prato novidade para “moi-même”: hamburguer crocante de peixe com açorda de coentros e delícias do mar. Quanto à matéria liquida continuamos com as Super Bock, parece que é bebida de eleição!

Sobre as francesinhas, também as opiniões foram unânimes: carnes de qualidade, molho consistente, agradável no geral, sem merecer especial destaque. A criação do hamburguer crocante de peixe com a açorda não funcionou mal; tratou-se de um prato diferente, onde o hamburguer poderia estar menos passado, apesar de o molho branco que o regava ajudar a equilibrar a textura. A açorda estava bem temperada, diria mesmo no ponto, com uma boa consistência, dispensaria apenas as delícias do mar.

Pediram-se os cafés e a conta e contas feitas, 13,60€ a cada, com direito a pagamento por multibanco.

É mesmo verdade, não saltaram nenhum parágrafo, ninguém pediu sobremesa! Inédito numa incursão de carapaus!

O restaurante tem zona para fumadores e o estacionamento faz-se nas redondezas apesar de existir um parque pago mesmo por baixo do restaurante. Há uns tempos o Portobeer oferecia 2h de parque grátis a clientes; no entanto não confirmei se ainda está em vigor.

Portobeer

Morada: Av. da Boavista 1245, Porto
Telefone: 226 086 793
Horário: Dom a Qui – 12h00 às 24h00 | Sex e Sáb – 12h00 às 02h00
Aceitam reservas? Sim

No Zomato
Click to add a blog post for Portobeer on Zomato
Não Se Esqueçam de Deixar os Vossos Comentários
E vocês, já experimentaram o Portobeer? Deixem-nos os vossos comentários no fundo da página. Obrigado!
The following two tabs change content below.

Raquel Varela

Latest posts by Raquel Varela (see all)

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,


Deixar uma resposta