Cervejaria Diu | Carapaus de Comida

Finalmente tive sorte com o clima, em noite de incursão gastronómica em que eu era o carapau de serviço! Temperatura exterior amena e, no interior, ânimos alegres e ansiosos, com o apetite de sempre. Apesar de, à volta da mesa, as cores clubísticas serem variadas, creio que todos estávamos dispostos a ter a mesma dupla vitória naquela noite: comer bem e ver o Benfica ganhar.

Cervejaria Diu | O Pirata
O Pirata

Apesar de quase todos os comensais conhecerem o local, nem todos se conheciam, pelo que a incursão acabou por ganhar um gosto simpático de novidade. Por falar em simpatia, de referir um dos únicos pontos negativos, o empregado que nos atendeu não primava por esta característica.

A Cervejaria Diu fica localizada na Rua da Boavista, e dada a sua antiguidade (pelo menos uns 50 anos) e proximidade de vários estabelecimentos de ensino secundário e superior, faz parte do grupo de cafés/restaurantes com tradição estudantil no Porto. O restaurante é amplo, a sala do piso da entrada tem capacidade para cerca de 70 pessoas, possuindo um espaço recente, no piso de cima. Toda a sala está bem recheada de televisores pelo que é uma excelente escolha para um encontro de amigos em dias de jogos de futebol, como foi o nosso caso. O estacionamento próximo não é fácil mas, se o tempo ajudar, até acaba por ser benéfico para a digestão após o repasto.

[adrotate banner=”11″]

O grupo compôs-se completamente já com as entradas na mesa: rissóis de carne e azeitonas pretas. O objectivo principal da incursão chamava-se Francesinha, por isso não se fez questão de pedir mais do que os rissóis, até porque tinham qualidade mais que suficiente (dentro da categoria “muito bom”) para preencher o primeiro espaço nos nossos estômagos.

Cervejaria Diu | A Francesinha XXL
A Francesinha XXL

Já com o jogo a decorrer (e bem, diga-se) escolhemos os pratos: para mim e para a MC Francesinhas Normais (a minha com batata frita), para o AV e AA Francesinhas XXL (sendo que também nestas a batata é um extra), a JS optou por uma tosta mista com ovo e molho de Francesinha, e o TC e o RC escolheram Bife com Alho e Batatas Fritas. Para beber: finos, panaché e Coca-colas. Ainda sobre as Francesinhas, a Cervejaria Diu serve 7 tipos, variando quanto à existência ou não de ovo e batatas fritas, e quanto à dimensão, sendo a XXL a maior e mais completa porque também inclui camarão no recheio e quatro gambas crescidinhas em cima.

Todos os comensais ficaram muito satisfeitos com as escolhas, ouvindo-se comentários desde “o molho podia estar ligeiramente mais quente” ou “o pão está um pouco seco nas pontas” até “está óptimo”, “esta Francesinha XXL está muito bem recheada” ou “todos os bifes são muito tenros”. Não é à toa que a Cervejaria Diu faz quase sempre parte dos lugares cimeiros das inúmeras listas de classificação de Francesinhas no Porto que podemos encontrar na internet ou jornais e revistas.

[adrotate banner=”11″]

Como o jogo estava emocionante e a correr bem para o Benfica, era preciso compor o nível de açúcar depois de vários festejos, por isso pedimos algumas sobremesas: para mim baba de camelo, para a AA tiramisu, para o AV natas do céu e para a JS uma fatia de bolo de bolacha. O mesmo comentário para todas: nada caseiras e fraquinhas.

Para terminar, apenas 3 cafés e a conta. Esta última totalizou 98,50 €, o que resultou em pouco mais de 14 euros a cada um.

A tradição ainda é o que é, e a Cervejaria Diu conseguiu mantê-la, renovando-se com qualidade.

Desfrutem, está bom?

Cervejaria Diu

Morada: Rua da Boavista 665, Porto
Telefone: 222 011 680
Horário: Seg a Sáb – 12h00 às 02h00
Aceitam reservas? Sim

No Zomato
Click to add a blog post for Cervejaria Diu on Zomato
Não Se Esqueçam de Deixar os Vossos Comentários
E vocês, já experimentaram a Cervejaria Diu? Deixem-nos os vossos comentários no fundo da página. Obrigado!

Similar Posts